Porto de Santos Porto de Santos Porto de Santos

Elaborado pela Cia Docas de Santos, o plano de desenvolvimento do Porto de Santos, uma espécie de plano diretor, tinha por objetivo organizar o crescimento do cais santista nas duas margens do estuário.Segundo o projeto, o trecho de cais Valongo-Paquetá seria suplantado e aterrado, dando origem a novos armazéns. O cais próximo ao Saboó seria destinado à carga e descarga de carvão, sal e mercadorias a granel. No cais do Valongo haveria um grande pátio para acolher os vagões destinados às ferrovias brasileiras. O Cais de Outerinhos (trecho de cais Paquetá-Macuco), seria destinado às cargas pesadas. No cais do Macuco estava prevista a construção do armazém frigorífico e silos, que foram feitos. O que mais impressiona no projeto original é o tamanho e a área do cais na Ilha de Santo Amaro. Uma grande ponte rodoferroviária ligaria o Saboó à Ilha Barnabé dando acesso à grande área portuária que se instalaria no Município do Guarujá. Um trecho de cais contínuo estava previsto, a partir da Base Aérea de Santos até as imediações da área onde encontra-se hoje o Terminal de Contêineres. Neste local, uma grande área seria dragada dando origem a enormes piers que abrigariam dezenas de armazéns e berços de atracação, seguindo os moldes dos grandes portos europeus, que evitam utilizar os cais contínuos. O rápido crescimento populacional de Itapema (hoje Vicente de Carvalho) e outros fatores contribuíram para que o projeto original não fosse seguido. O Porto de Santos hoje é o maior porto do Hemisfério Sul, tanto em movimentação de cargas, quanto em infra-estrutura.

Veja as opções que a CHECK POINT oferece, para te transportar com segurança, conforto e qualidade.

Clique aqui e confira

O carro da CHECK POINT entra no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, do Concais, pelo portão de número 2, estaciona para descida do passageiro que deve se dirigir andando ao salão Aldo Leone e aguardar as instruções para os procedimentos de check in e embarque.

As malas devidamente etiquetadas devem ser entregues no armazém de bagagens, com entrada pelo portão 4 nos caminhões-baú posicionados nas plataformas.


OBS: OS PASSAGEIROS PARA VIR AO TERMINAL DO CONCAIS DEVEM ETIQUETAR AS MALAS PREVIAMENTE.

Os passageiros devem portar todos os documentos de viagem necessários, em conformidade com as exigências dos órgãos aduaneiros e de imigração, a exemplo dos aeroportos.

Para a viagem é necessário apresentar documento original, além de ser exigido que esteja em bom estado. É proibido por lei, o embarque de passageiros com cópias de documentos (xerox), ainda que autenticadas.

 

VIAGENS NACIONAIS

 

BRASILEIROS ADULTOS

Carteira de Identidade (RG) ou qualquer documento de identificação válido no Território
Nacional: Crea, OAB, CRM e similares

 

MENORES DE IDADE - DE 12 A 18 ANOS

Carteira de Identidade (RG)

 

MENORES DE 12 ANOS

Menores de 12 anos, viagem NACIONAL:
http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8069.htm Em resumo, menores de 12 anos a princípio precisam de autorização judicial. Só não precisarão quando houver uma das exceções abaixo.

As exceções da autorização para viajar constam nas seguintes leis:
- Lei 8069, seção III, art. 83, §

HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L8069.HTM - Resolução 131 de 26 de maio de 2011, art. 2º:

É dispensável autorização judicial para que crianças ou adolescentes brasileiros residentes fora do Brasil, detentores ou não de outra nacionalidade, viajem de volta ao país de residência, nas seguintes situações:

1) em companhia de um dos genitores, independentemente de qualquer autorização escrita;

2) desacompanhado ou acompanhado de terceiro maior e capaz designado pelos genitores, desde que haja autorização escrita dos pais, com firma reconhecida.

 

ESTRANGEIROS
Carteira RNE - Registro Nacional de Estrangeiros ou passaporte válido

 

VIAGENS INTERNACIONAIS

BRASILEIROS
Passaporte válido ou Carteira de Identidade (RG). O passaporte será necessário nos cruzeiros à Terra do Fogo e nos cruzeiros transatlânticos entre o Brasil e a Europa. Em caso de viagens para o Mercosul, como por exemplo Argentina, Chile ou Uruguai poderá ser utilizado RG com foto e assinatura atualizados. Não serão aceitos outros documentos de identificação, como Crea, OAB e CRM, ainda que reconhecidos no Brasil.

 

ESTRANGEIROS
É necessário passaporte válido (consulte a validade dos vistos). Para os estrangeiros residentes no Brasil, também é exigida a Carteira RNE - Registro Nacional de Estrangeiros, conforme lei 6.815 de 19 de agosto de 1980.
(HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L6815.HTM)

 

MENORES DE IDADE - DE 12 A 18 ANOS
O embarque de passageiros menores, entre 12 e 18 anos, brasileiros ou estrangeiros, regularmente munidos dos documentos já citados, tem que atender às seguintes exigências específicas conforme resolução 131 de 26 de maio de 2011 Senhor ministro Cezar Peluzo:
http://www.cnj.jus.br/atos-administrativos/atos-da-presidencia/resolucoespresidencia/14609-resolucao-n-131-de-26-de-maio-de-2011

 

PREPARANDO AS MALAS

 

Porto de SantosItens não permitidos:

- Que emitam calor ou produzam chamas. Isso inclui ferros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.

- Droga ou substância ilegal, nenhum tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos Hóspedes e ao meio ambiente.

- Alimento ou bebida, seja ela alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão retidas, as abertas não serão devolvidas.

- lembramos que toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores.

- Objetos frágeis, pessoais e de valor, como medicamentos, joias, documentos, câmeras fotográficas e filmadoras, computadores, entre outros, deverão ser transportados com o hóspede como bagagem de mão.

- Sugerimos que o hóspede limite a sua quantidade de malas em 2 unidades por pessoa, com cada mala pesando em média 20 (vinte) quilos e não excedendo 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.

- Não esqueça de etiquetar e lacrar com cadeado de segurança todas as suas malas! Cada navio leva em torno de 3.000 malas, portanto identifique a sua com nome, navio, endereço, telefone para contato e uma fita ou qualquer outro item que facilite a identificação.

 

ANTES DE SAIR DE CASA

Porto de Santosstrong- Verifique a documentação de embarque (voucher de viagem). Verifique os dados da sua reserva, nome do navio e número da cabine.

- Se a sua companhia de cruzeiro oferecer este serviço, faça o check-in online para economizar tempo no terminal.

 

 

VERIFICA A SUA DOCUMENTAÇÃO

Porto de SantosViagens nacionais

 

- Hóspedes brasileiros - passaporte válido, RG ou outro documento de identidade civil válido em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.

- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).

- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração.

 

Viagens para países integrantes do mercosul

- Hóspedes brasileiros - passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG (no máximo com 10 anos de emissão), em bom estado de conservação.

Não será permitido o embarque de hóspedes portando certidão de nascimento, CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional, nem cópias mesmo que autenticadas. Hóspedes brasileiros que embarcarem com a Carteira de Identidade deverão apresentar a Tarjeta de Imigração Argentina devidamente preenchida, em duas vias. É possível encontrar a Tarjeta para preenchimento no site: http://www.migraciones.gov.ar/accesos/tarjeta.php?i=PORT

- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte.

- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração.

- Quanto à necessidade de vistos, os hóspedes estrangeiros deverão entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

 

Viagens Internacionais de Travessias Atlânticas:

- Hóspedes brasileiros - passaporte válido (mínimo de 6 meses).

- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido.

- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração.

- Quanto à necessidade de vistos, os hóspedes deverão entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

Crianças devem ter no mínimo 6 meses completos no dia de embarque para cruzeiros de até 9 noites ou 12 meses completos para cruzeiros com maior duração.

 

Gestantes precisam apresentar atestado médico confirmando o seu estágio de gestação e não poderão embarcar com 23 semanas ou mais de gestação.

As informações acima são gerais, por favor, verifique com a sua companhia de cruzeiro mais detalhes sobre estas restrições.

- Se estiver viajando para o exterior com menores desacompanhados do pai e/ou da mãe, certifique-se de levar também uma autorização de viagem com firma reconhecida por autenticidade, emitida conforme a Resolução nº 131/2011 do CNJ, disponível no site: http://www.dpf.gov.br/servicos/viagens-ao-exterior/

- Leve todos os documentos na bagagem de mão!

*Verifique com a sua companhia de cruzeiro demais documentos necessários.

 

NO TERMINAL

Porto de Santosstrong- O check-in, em qualquer companhia, não se inicia antes das 11:00 da manhã.

Como há um tráfego intenso de hóspedes desembarcando dos navios até este horário, é expressamente recomendado que os cruzeiristas cheguem ao terminal após as 11:00 da manhã. Aproveite o período da manhã para conhecer os pontos turísticos da cidade.

- Dirija-se ao setor de bagagem para deixar as suas malas. Certifique-se mais uma vez que todas as suas malas estão identificadas antes de deixá-las no terminal.

- Para cruzeiros internacionais, recomenda-se portar o comprovante de aquisição no país (nota fiscal), ou comprovante de importação anterior, de bens de elevado valor de origem estrangeira que se deseje levar na viagem, como notebooks e câmeras filmadoras. Desta forma evita-se a posterior tributação dos mesmos. Para mais informações visite o site: http://ftp.receita.fazenda.gov.br/Publico/Aduana/bagagem/Viajantes/GuiaRapidoparaViajantes.pdf

- Depois de deixar as malas, procure o balcão de atendimento da companhia de cruzeiro que você vai embarcar e informe-se sobre os procedimentos e horários de embarque. Lembre-se de ter em mãos todos os dados da sua reserva e documentos de identidade da família.

- O check-in se encerra 2 horas antes da partida do navio, portanto verifique os horários de chegada e saída do seu navio.

 

NO DESEMBARQUE

Porto de Santosstrong- Ainda a bordo, verifique todas as suas despesas de bordo e, em caso de dúvida, dirija-se à Recepção. Todas as divergências detectadas deverão ser resolvidas a bordo. Nenhuma análise ou reembolso poderão ser feitos após o desembarque.

 

- Ao buscar a sua mala no terminal, verifique se a mala é mesmo de sua propriedade. As malas podem ser muito parecidas.

- Para cruzeiros internacionais, todos os hóspedes precisarão preencher uma Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Se houver na bagagem algo a declarar, o passageiro deverá se apresentar a Receita Federal. Se não, o formulário deverá permanecer em posse do hóspede para o caso de ser solicitado pela fiscalização aduaneira. Para mais informações visite o site: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/PerguntasRespostas/default.htm

  • A História
  • Transportes
  • Como embarcar
  • Documentação
  • Dicas