Centro de Artes Chaminé

O prédio onde hoje funciona o Centro Cultural Usina Chaminé destinava-se a sediar a estação de tratamento de esgotos da cidade. Foi construído em 1910, pela empresa inglesa Manáos lmprovements, concessionária dos serviços de saneamento da cidade, contratada pelo Governo Estadual. Em 1913, o sistema de tratamento de esgotos ainda não havia começado a funcionar quando a população, revoltada com as altas taxas cobradas, destruiu o escritório da empresa.

A Manáos lmprovements deixou inacabados os serviços sanitários e, assim, a usina jamais funcionou. Com características neo-renascentistas, o prédio possui uma chaminé de 24 metros, construída em tijolo compacto refratário, coroada por um chapeló em ferro moldado, daí o nome “Chaminé”.

Tombado como monumento histórico do Estado do Amazonas, em 1988, a edificação foi reformada para abrigar o Centro Cultural Usina Chaminé que abriga, em seus diversos espaços, atividades diversificadas: espetáculos teatrais e musicais, oficinas de arte, exposições artísticas, cinema, seminários e palestras.

Horário de Funcionamento: De Terça a sexta-feira das 9h às 17h / Sábado e domingo das 17h às 20h.

Enereço: Av. Lourenço Braga, s/n – Manaus Moderna – Centro – Manaus / AM

Telefone: (92) 3636-7196 / 3234-7156

Solicitar Reserva

Rota

  1. Manaus