Turismetrô - Luz

O TurisMetrô ajudará você a desvendar o bairro da Luz, importante complexo cultural da cidade de São Paulo!

Partindo da Estação Sé do Metrô, seguiremos para a Estação da Luz, onde veremos as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminster. A Estação ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, e seu atual prédio foi aberto ao público em 1901.

Desde 2006, abriga também o Museu da Língua Portuguesa, com instalações interativas e recursos de mídia que estimulam a visitação e exploração do acervo por parte do público.

Após conhecermos a Estação, nossa viagem continua no Parque da Luz, o mais antigo da cidade, inaugurado em 1825, como jardim botânico. No início do século XX, a sociedade fazia dele um ponto de encontro, sendo palco de festas, peças teatrais, balés e eventos públicos.

Ao lado está a Pinacoteca do Estado. Assim como o Parque, é o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais conceituados do país. Com mais de 8 mil obras, a Pinacoteca apresenta um amplo panorama da arte brasileira dos séculos XIX e XX, com destaque para o movimento Modernista.

Nesta mesma rua está o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, inaugurado em 1978, em comemoração aos 70 anos da chegada dos primeiros imigrantes. Na cerimônia de sua abertura esteve presente o então príncipe herdeiro, hoje imperador, Akihito do Japão, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.

Da Pinacoteca, partiremos para o Museu de Arte Sacra, que possui um dos mais representativos acervos do patrimônio sacro brasileiro, num total de quatro mil peças vindas das principais igrejas e das mais peculiares capelas do Brasil. A coleção de lampadários só é menor que a dos Museus Vaticanos.

Anexo ao Museu de Arte Sacra está o Museu do Presépio, que abriga 190 singulares conjuntos presepistas, originários de diversos países e regiões do Brasil e produzidos em técnicas diferenciadas. Destaque para o Presépio Napolitano, com mais de 1,5 mil peças, trazido da Itália por Ciccillo Matarazzo no final da década de 40.

Vale ressaltar que o Museu, onde termina a nossa jornada, está localizado no prédio do Mosteiro da Luz, fundado em 1774 por Frei Galvão, e considerado a mais importante construção arquitetônica colonial do século XVIII em São Paulo.

O prédio também é o lugar de recolhimento das Irmãs Concepcionistas, que dedicam seus dias à oração e ao trabalho e vivem em clausura. São elas as responsáveis por confeccionar as famosas pílulas milagrosas do Frei Galvão.

Solicitar Reserva

Locais visitados:

Metrô Estação Sé destino Estação Luz
Estação da Luz*
Parque da Luz*
Café Pinacoteca
Pinacoteca do Estado
Museu de Arte Sacra* – Museu do Presépio
Estação Tiradentes

Texto: São Paulo Turismo

Rota

  1. São Paulo