Turismetrô - Liberdade

O TurisMetrô conduzirá você a um passeio fascinante pela história, arte, cultura e culinária do tradicional Bairro da Liberdade.

Nosso ponto de encontro é a Estação Sé do Metrô. De lá, partiremos para a Estação São  Joaquim, onde começa a nossa viagem! Sinta-se um imigrante a bordo do Kasato Maru, desembarcando nas terras brasileiras!

Iniciaremos o passeio pelo Templo Sukyo Mahikari, onde são realizadas as cerimônias de imposição das mãos, para purificação espiritual. De lá, seguimos para o Templo Busshinji, representante da comunidade zen-budista de tradição Soto Shu, instalada na cidade em  1955, por um grupo de imigrantes japoneses.

No bairro onde diferentes culturas e crenças se misturam e convivem harmoniosamente, conheceremos também o Templo Maçônico, situado na Rua São Joaquim.

Nesta mesma rua está o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, inaugurado em 1978, em comemoração aos 70 anos da chegada dos primeiros imigrantes. Na cerimônia de sua abertura esteve presente o então príncipe herdeiro, hoje imperador, Akihito do Japão, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.

Caminharemos pela Rua Galvão Bueno, que concentra diversificado comércio, e onde está localizado um grande pórtico vermelho, o Torii. Já a Rua Tomás Gonzaga é conhecida por seus restaurantes típicos, que servem deliciosas iguarias nipônicas, tais como sushis, sashimis e lamens.

Nossos guias também lhe contarão as histórias que cercam a Igreja Santa Cruz dos Enforcados e a Capela Nossa Sra. dos Aflitos. Nossa viagem chega ao  fim na Praça da Liberdade, onde aos finais de semana acontece a tradicional Feira Oriental, com apetitosos pratos orientais.

Solicitar Reserva

Locais visitados:

Metrô Estação Sé destino Estação São Joaquim
Templo Sukyo Mahikari
Comunidade Budista Soto Zenshu
Templo Maçônico
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil*
Rua Galvão Bueno
Rua Tomás Gonzaga
Rua Américo de Campos
Portal Torii
Igreja Santa Cruz dos Enforcados
Rua dos Aflitos
Capela Nossa Sra. Dos Aflitos
Praça da Liberdade

 

Texto: São Paulo Turismo
Contribuições: Emiry K. Fukakusa e Andrea D. Longuinho (guias do TurisMetrô)

Rota

  1. São Paulo