Ecoturismo: Cavernas – PETAR (Caverna de Santana e Laje Branca - Iporanga)

Desde BRL 200

Expedição PETAR!

O ecoturismo procura utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando sua conservação e buscando formar uma consciência ambientalista, além de promover o bem-estar das populações envolvidas.

O ecoturismo é uma atividade sustentável e, por se preocupar com a preservação do patrimônio natural e cultural, diferencia-se do turismo predatório. É uma tendência mundial em crescimento e responde a várias demandas: desde a prática do esporte radical ao estudo científico dos ecossistemas.

O PETAR (Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira) é um dos parques mais antigos do Estado de São Paulo e abriga mais de 400 cavernas cadastradas na Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). Sua importância está na biodiversidade de fauna e flora encontrada em seu território, pelos sítios históricos, paleontológicos e aqueológicos, se tornando um pólo de pesquisas de muitos estudiosos.

Venha conosco. A Check Point leva você!

Desde BRL 200

Reserve Já! Solicitar Reserva

Descrição:

Destino as Cavernas de Santana e Laje Branca. A Caverna de Santana, uma das mais belas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), no município de Iporanga, apresenta formações de rara beleza e complexidade. Águas transparentes atravessam a caverna, contribuindo para o processo de ornamentação e atividade. Dando continuidade, iremos para a Trilha do Lajeado. O Paredão da Laje Branca é uma gigantesca parede de calcário no meio da Mata Atlântica. Na base desse paredão, está a entrada da Caverna Laje Branca. Com 130 metros de altura, sua entrada impressiona a todos. No interior, gigantescos salões com imensas dunas.

Water Trekking – Trilha do Vale das Ostras com Cascading

Destino ao O Vale das Ostras, que é formado pelo Ribeirão de mesmo nome, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo. Após deixar as entranhas da terra, esse ribeirão percorre um acidentado trajeto até desaguar no rio Ribeira, e forma cerca de 10 cachoeiras das mais diversas formas e tamanhos. A Trilha das Ostras percorre todo esse trajeto, de 3,8 km, chegando ao ponto culminante do roteiro: a Queda de Meu Deus, uma cachoeira com 53 metros de altura. Além da observação dos vários aspectos da Natureza durante o percurso da trilha, os visitantes podem desfrutar de momentos de total contato com Ela mergulhando e nadando em diversos locais do ribeirão. A realização do CASCADING (Rapel em cachoeira) na cachoeira do Funil é imprescindível.

Duck pelo Rio Betary - No PETAR, descendo as corredeiras do Rio Betary

Berço do bóia cross, agora a aventura ficou diferente com a estabilidade do Duck, caiaque inflável para duas pessoas. Nas águas transparentes e nas fantásticas corredeiras do rio Betary, estes ingredientes proporcionam um passeio agradável de grande beleza cênica. A queda do Jambeiro é uma emoção à parte.

Dia de Campo

Visita a Fazenda Boa Esperança onde teremos a oportunidade de conhecer a vida no campo. A cavalgada passa por variantes e trilhas da fazenda, sempre na companhia de pessoas experientes na vida diária do campo, em média 2h por duas horas. O ambiente é propício para o entendimento das origens do Brasil Rural e de parte dos produtos que consumimos, assim como o dia a dia de pessoas simples.

Saídas: Consulte-nos

 

*Roteiro sugerido. Adequamos o horário, duração e atividades para atender suas expectativas.

  • PETAR - expedição num dos parques mais antigos do Estado de São Paulo
  • Um dos principais pólos de Espeleologia do país
  • Ideal para quem gosta de história, aventura e natureza
  • Guia de turismo bilíngue e credenciado em carro super confortável com ar condicionado.

Rota

  1. São Paulo - SP
  2. Iporanga - SP
  3. São Paulo - SP