Turismetrô - Sé

O TurisMetrô convida você a conhecer o centro antigo de São Paulo, uma região que presenciou as transformações pelas quais passou nossa cidade, desde a época em que ela não era mais que uma pequena e isolada vila até os dias atuais. Embarque conosco nessa viagem!

Partiremos da Estação Sé do Metrô, e de lá iremos para a Estação São Bento. No Largo São Bento, está o Mosteiro de mesmo nome, com seus mais de 400 anos de história e sua grandiosa construção. Passaremos pela Praça Antonio Prado e seguiremos pela Rua 15 de Novembro.

Muitas das construções e locais que veremos nesse percurso têm relação direta com a expansão da cultura cafeeira a partir do final do século 19. O Largo do Café, por exemplo, era um lugar onde acontecia a compra e venda do grão que transformou a cidade.

Nosso ponto de parada seguinte é a Praça do Patriarca, local que abriga o moderno e o antigo em construções como o pórtico e a Igreja de Santo Antonio, considerada nossa mais antiga igreja remanescente.

Continuamos nossa caminhada pela Rua da Quitanda, onde nos depararemos com o belo prédio que hoje abriga o ativo e multiuso Centro Cultural Banco do Brasil, onde há uma promoção exclusiva para os participantes do TurisMetrô: durante a visita, são sorteados vouchers que dão direito aos ganhadores e um acompanhante a assistir qualquer sessão de peça ou filme da programação do CCBB.

Para participar, basta preencher o formulário durante a visita! Veja a programação em http://www.bb.com.br/cultura.

Visitaremos a seguir o local onde a formação da cidade se iniciou: o Páteo do Collegio. Um lugar que nos instiga a imaginar como era a paisagem quando os jesuítas ali se fixaram. E quantas mudanças ocorreram desde então...

Bem próximo dali, conheceremos a Casa Nº 1, onde hoje funciona a Casa da Imagem, que guarda um precioso acervo de imagens da cidade. Ao lado, está o Solar da Marquesa de Santos, onde viveu essa grande personagem da São Paulo do século 19.

Na Praça da Sé, palco de grandes manifestações culturais e políticas, conheceremos o Marco Zero desta gigantesca cidade. Ali está também a Caixa Cultural, que oferece ao público uma diversificada programação ligada às artes.

Nossa viagem no tempo chega ao fim em frente à imponente Catedral da Sé, um dos cartões postais de São Paulo, que também tem muito a nos contar.

Solicitud

Locais visitados:

Metrô Estação Sé destino Estação São Bento
Igreja de São Bento
Largo de São Bento
Praça Antônio Prado
Rua 15 de Novembro
Rua do Comércio
Largo do Café
Praça do Patriarca
Igreja Santo Antônio
Rua da Quitanda
Centro Cultural Banco do Brasil* (sorteio de ingressos de teatro e cinema)
Pateo do Collegio
Capela do Beato Padre Anchieta
Casa Nº 1
Beco do Pinto
Solar da Marquesa
Centro Cultural da Caixa Econômica
Praça da Sé
Marco Zero
Catedral da Sé*

Texto: São Paulo Turismo

Ruta

  1. São Paulo