Turismetrô - Paulista

Aceite esse convite e venha descobrir conosco os segredos de nossa mais famosa avenida. Museus e espaços culturais, feiras de artesanato e antiguidades, construções históricas, arranha-céus e uma belíssima área verde compõem a paisagem da efervescente Avenida Paulista!

Nosso encontro está marcado na Estação Sé do Metrô, de onde seguiremos para a Estação Consolação. Sairemos na esquina da Paulista com a Rua Augusta. Nesse local, está o Conjunto Nacional, edifício multifuncional que se tornou um modelo para as grandes cidades, além de uma referência para os paulistanos. Seguiremos em direção ao começo de nossa querida avenida, e no percurso passaremos pela Mansão Franco de Mello, construída no início do século passado, e pelo Parque Mário Covas, onde teremos a oportunidade de conhecer uma das Centrais de Informação Turística da SPTuris.

Nossa próxima parada é o Parque Trianon, inaugurado em 1892 com o nome Parque Villon. Anos mais tarde o nome foi alterado para Parque Tenente Siqueira Campos, mas o apelido Trianon permanece. Sua área verde é remanescente da Mata Atlântica, com espécies nativas, e certamente irá surpreender você! Em frente ao Parque acontece, sempre aos domingos, a Feira do Trianon, onde você poderá encontrar artesanatos, roupas, entre outras curiosidades. E basta atravessar a avenida para chegar a outra famosa feira dominical, a Feira de antiguidades do vão livre do MASP - Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand.

O MASP, inaugurado em 1968, possui o acervo de arte ocidental mais significativo dentre os países latinos, contando com obras primas de grandes mestres das escolas italiana, espanhola e francesa.

Ao final de nosso roteiro, você poderá retornar ao museu e fazer uma visita com desconto no ingresso. Não perca essa oportunidade, é uma experiência única! Mais adiante, após passarmos por outros importantes locais, como o Centro Cultural FIESP e o prédio da Gazeta, chegaremos Instituto Pasteur de São Paulo, fundado em 1903 por empresários paulistas. Próximo dali estão o antigo Sanatório Santa Catarina, hoje Hospital Santa Catarina, construído em 1906, e o Grupo Escolar Rodrigues Alves, edifício projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado no final da década de 1910.

Nosso passeio chega ao fim na belíssima Casa das Rosas, concebida em 1928 por Ramos de Azevedo, nos padrões do estilo eclético e do Art Déco. A construção, onde hoje funciona um centro cultural dedicado à poesia, é tombada por seu valor histórico.

Inquire Booking

Locais visitados:

Metrô Estação Sé destino Estação Paulista/Consolação
Conjunto Nacional
Parque Mário Covas
Parque Trianon*
Feiras (MASP e Trianon)
MASP* (opcional, com desconto na visitação)
Centro Cultural FIESP
Prédio da Gazeta
Instituto Pasteur
Hospital Santa Catarina
Grupo Escolar Rodrigues Alves
Casa das Rosas*

Texto: São Paulo Turismo

Route

  1. São Paulo